Desde sua criação, em 1994, o Laboratório de Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais - MASTER - buscou contribuir para a formação dos alunos de graduação e Pós-Graduação do IAG-USP nas áreas de Meteorologia Operacional e Modelagem Numérica da Atmosfera. No início, localizado no subsolo do Prédio Principal do IAG-USP, o laboratório contava com computadores de uso pessoal e servidores de diversas empresas, tais como IBM, Silicon Graphics e Sun. A maior parte das máquinas era baseada em tecnologia 64 bits, algo avançado para a época, e usava o sistema operacional UNIX, permitindo o tratamento de produtos de sensoriamento remoto, como satélites, e a avaliação de produtos gerados por modelos numéricos de diversos centros, tais como o NCEP dos Estados Unidos, o ECMWF do Reino Unido e o CPTEC-INPE do Brasil. Com o passar dos anos, em função do avanço tecnológico e de parcerias importantes com instituições nacionais e estrangeiras, o MASTER iniciou também, dentro de seu ambiente operacional, integrações com o modelo de mesoescala “Regional Atmospheric Modeling System” - RAMS.

Além dos produtos de modelos numéricos, desde a sua criação, o MASTER realiza uma atividade de extrema importância: o armazenamento de diversos produtos de uso rotineiro na atividade de previsão do tempo, tais como sondagens, imagens de satélite, METAR, SYNOP e estações de superfície; sendo referência nacional no fornecimento de dados ou informações para diversos tipos de usuários, desde instituições de ensino e pesquisa até indivíduos interessados em atividades de lazer.

O MASTER inovou, no Brasil e na América do Sul, o conceito de laboratório de suporte ao ensino e à pesquisa em Meteorologia. Os diversos estudantes de pós-graduação que por ali passaram e depois retornaram as instituições de todo o país, usaram a estrutura e o funcionamento do MASTER como modelo para montar laboratórios semelhantes em suas instituições. Hoje o MASTER ainda lidera as atividades inovadoras desse tipo de laboratório e está entre os melhores do mundo no gênero - apoio ao ensino e à pesquisa em Meteorologia.

Atualmente, sempre baseado no tripé “ensino/pesquisa/prestação de serviços”, o MASTER tem apoiado atividades de pesquisa no IAG em projetos financiados pela FINEP, FAPESP, CNPq e em outras instituições nacionais (CPTEC, IPH/UFRGS) e estrangeiras (Harvard University). O apoio se dá através do desenvolvimento de novas funcionalidades e de experimentos numéricos em modelos de previsão de tempo e clima, com particular ênfase em processos regionais e interação entre a superfície e a atmosfera e transporte/transformação de poluentes. O MASTER também tem oferecido estágios para alunos de graduação que se familiarizam com “softwares” comuns em Meteorologia (GrADS, NCL, R, entre outros ).

Como exemplos mais recentes de prestações de serviço realizadas pelo MASTER, podem ser mencionados estudos sobre impacto de ciclones intensos na região das plataformas de exploração de petróleo da Petrobras, análise das previsões climáticas para o Governo do Estado da Bahia, previsões numéricas de vento e ondas para Angra dos Reis (Petrobras). É também mantida uma cooperação técnica com a empresa SOMAR em temas relacionados com produtos numéricos de previsão meteorológica. O MASTER também presta serviços para projetos de pesquisa no IAG/USP (projetos FINEP, FAPESP, CNPq) Uma das principais realizações no Laboratório MASTER foi o desenvolvimento de um sistema operacional automatizado para previsão de tempo regional que foi transferido para diversas instituições nacionais (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME, Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR, e universidades federais como a UFRJ, FURGS, UFPA e UFCG). Atualmente, também realiza previsões operacionais da concentração de alguns poluentes sobre a região metropolitana de São Paulo.